domingo, 26 de maio de 2013

O lirismo da maldade

Tenho destas questões de alma:
Acredito que pessoas que tenham grande potencial para a bondade são as mesmas com grande e inigualável potencial para a maldade. Afinal de contas, quem disse que somos todos fábricas de um mesmo ideal?
Nada é somente bom ou somente mal, tudo passa por um apanhado de inclinações filosóficas que realmente nos moldam e nos caracterizam heróis e vilões de nosso próprio tempo; e eu não me refiro somente à dualidades em questões de humanidade - isso é trivial e bem sabido - me refiro a certeza que, de certo modo peculiar, pessoas muito boas precisam ser temidas, pois carregam dentro de si um limite quase transcendental em capacidades de não se importarem, de não darem a mínima, bem como, pessoas originalmente más, podem - e devem - ser capazes de feitos verdadeiramente altruístas.
Sou terrivelmente grato pelo bocado escuridão que me faz tatear em vão uma trilha de trevas. Afinal a este devo toda minha revolta com assuntos do coração, meu foda-se religioso e agnóstico, minhas loucas buscas por salvação, mas sobretudo, devo a este demônio particular, todas as minhas descobertas artísticas e minha tentativa, por hora nula, de pleitear imortalidade.
Acho que todos devíamos flertar com nossa histeria, conversar com nossas insanidades, sandices e temperamentos tortos afim de vomitarmos com sabedoria nossos sentidos igualmente tortos, na busca utópica de um lirismo pleno nessa maldade toda.
Eu sinceramente não sei porque tantos temem este contato. Temer a solidão destes momentos é negar um sentido vital, mesmo que em vão, para o fato de porque estamos aqui.
Mas não me entendam mal com todo este teor malicioso. Com este post não defendo atos de violência como formas premeditadas de prejudicar um próximo; não acredito que somos todos psicopatas que aprendemos a nos importar... não! O conceito de maldade aqui expresso, é metafórico e intencionado à reflexão. Penso que a maldade, assim como a loucura e mesmo a bondade, quando natural em jovens mentes pensantes, é um processo válido, um canal digno de busca por repouso e resposta.
Portanto rogo, com pulmões cheios de ar e rebeldia, que ousemos nos sentir tentados, e para pessoas verdadeiramente boas, ou o triste oposto desta perdição, que adentrem o outro lado, mas que o façam com cautela, pois os caminhos a serem trilhados por aqueles que compreendem demais apenas um lado da condição humana são imprevisíveis.
Mas para quem realmente quer chegar a algum lugar e não ser apenas um amontoado de achismos, sugiro esta revisão de conceitos, pois no ódio, na rebeldia e no cale-se moral se escondem páginas nunca dantes lidas de verdades nunca antes exploradas.


ouvindo: Dresden Dolls "Half Jack"


Um comentário:

  1. Concordo com você. Precisamos encontrar nosso lado sombrio. Torna-se inteiro, quando se conhece a luz e a escuridão dentro da gente.

    ResponderExcluir