terça-feira, 10 de maio de 2011

26 anos e o que pode ser, mas nunca o é...

Vinte e seis anos, para alguns, novo ainda, mas para mim estes dois algarismos trazem consigo um espelho. Eu, como um homem (sempre preferi ser reconhecido como um garoto, mas eu cresci e preciso encarar isso), o que posso ser e ainda não sou:
Não sou o escritor que almejo ser. Busco a conclusão do meu primeiro projeto para poder finalmente dizer para mim mesmo quem eu sou de verdade.
Não encontrei um grande amor. Cada vez que busco a Aninha nos lugares que vou e por onde ando, eu a percebo longe, tornando a plenitude que é senti-la, cada vez mais rara e distante.
Estou mais longe do que jamais tive de quem eu amo. Repeli pessoas e sentimentos do meu coração, só para agora me descobrir profundamente triste e sozinho.
Não fiz ou tive nenhum filme feito por mim, ou para mim. A maioria dos cineastas, escritores, artistas em geral, já a muito se descobriram no seu vigésimo sexto aniversário.
Para hoje tinha programado um vlog especial para abordar alguns temas como a busca por quem somos, enquanto o tic-tac do relógio da vida marca seus ponteiros a sangue e fogo como rugas em nossas mãos cada vez mais cansadas.
Queria filmar trechos da conversa que iria ter com a minha mãe, com o meu pai, com minhas irmãs, meu primo, minha tia... Iria fazer um doc contando como os bens materiais, e a busca por um presente singelo, pode afastar os fantasmas da solidão em um dia como esse, mas por fim, a internet lenta de novo, o limite de 5 GB ultrapassado precocemente no mês de maio e o tempo que insiste em voar me deixaram exatamente onde estou agora, triste, sozinho e incapaz de exorcisar os meus demônios em um vlog que me acolheria em plenitude.
Me resta apenas esperar que os problemas práticos eu resolva ao longo da semana que, espero, me pegue mais ativo – trabalhar anda me cansando horrores, acho que estou me alimentando mal e isso ajuda a não nos sentirmos capazes. E quanto aos problemas que ser quem eu sou aos 26 anos de idade causam para mim, tenho um ano para não continuar o sendo em meu vigésimo sétimo.
Faz 26 anos que escrevo a mesma ladainha, ano após ano em blogs, diários, carteiras de escola, bibliotecas públicas, folhas de caderno. Eu sempre me queixo de não ser nada ainda, e sempre penso que para o próximo, eu hei de me achar.
Quando tinha tempo, não tinha paz...
Quando encontrei paz, me perdi no tempo...
Quando busquei a paz em um outro tempo, me encontrei sozinho e triste demais...
E que comece a contar o relógio do meu vigésimo sexto período, e espero que desta vez eu me baste.

8 comentários:

  1. Olá meu querido Stenio!
    Primeiramente eu queria me desculpar pela minha ausencia, na sua vida e no seu blog! Você sabe o quanto eu admiro o que escreve e quanto o admiro como pessoa.
    É... 26 anos! Isso significa que faz 8 anos que nos conhcemos. Obrigada por fazer parte deste meu crescimento intelectual. Mesmo de longe, conseguiu plantar uma sementinha...

    Você me ensinou o gosto da solidão. Precisamos só saber medi-la, certo? Acho que você está um pouco desregulado, para encontrar tristeza na sua solidão...

    Sinto a necessidade de fazer dois comentários acerca deste seu texto. Pode? Bom, tomarei a liberdade...

    "e o tempo que insiste em voar me deixaram exatamente onde estou agora, triste, sozinho e incapaz de exorcisar os meus demônios em um vlog que me acolheria em plenitude."

    tem certeza que ele te acolheria em plenitude? Nada nos acolhe da maneira que desejamos. Sempre vai haver a falta; nunca seremos completos.

    "a busca por quem somos" - e quem um dia encontrou essa resposta, meu anjo? Não sabemos o que somos, somente o que fomos.

    "Eu sempre me queixo de não ser nada ainda, e sempre penso que para o próximo, eu hei de me achar." Você já. Homem, amigo, escritor... por quem você quer ser reconhecido?
    Não deveria ser por você mesmo?! É somento pelo olhar do outro que passamos a ser alguém, que passamos a significar?

    Bom, meu querido, é isso. Deixei para entrar e comentar hoje. Mas espero que isso se repita várias vezes nesses seus 27 anos...

    Parabéns! Que você encontre a sua felicidade, o equilibrio... e se reconheça!

    Te desejo o melhor, sempre.

    Mais que amo você.

    Com carinho,

    Helo.

    ResponderExcluir
  2. Você é alguém sim, continue sua travessia. Vai encontrar o que deseja.

    ResponderExcluir
  3. encontrei alguns errinhos no meu comentário! Ai que coisa obsessiva nao? rsrs...

    Foram 3 comentários sobre o texto; "você já..É" (esqueci do é); e que isso se repita nesses seus 26 anos.. estou te dando uns anos a mais. Sorry.

    Espero uma resposta, um contato seu... e não apenas um "Stenio Ribeiro curtiu seu comentário"... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Valorize o caminho sempre em sua jornada. Um dia olhará pra trás e verá um sentido em tudo e em cada pequena conquista. Considere estar lapidando-se lentamente, como um filme em que cada peça inicial fará um sentido crucial em seu desfecho!! É o segredo pra não enlouquecer no massante e infrutífero cotidiano...

    ResponderExcluir
  5. Hey Stenio.

    Engracado ler seu texto hoje, Fiz exatamente 26 anos no dia 19 de maio. Temos a mesma idade, somos imigrantes e sensiveis ( as vezes ate demais)
    Eu tenho boas novas para voce. Nunca li na biografia de nenhum GRANDE escritor algo do tipo " Sou popular" " Estou realizado" " Tenho Sorte" . Todos os Grandes escritores teem a vida exatamente como a sua, de solidao e tristezas e tiram proveito disso. Nao ha mau que sempre dure, entao tire proveito deste tempo, produza coisas novas. Grave videos e guarde. No momento certo publique. Voce quer ser escritor, certo?
    Este eh o preco que voce tem de pagar...Sorry.
    As vezes vejo tantas pessoas tomando anti depressivos, indo a psicólogos e tantas coisas e penso, se Friedrich Nietzsche tivesse tomado anti depressivos, ou mesmo se sua vida tivesse sido otima, nos teríamos sua obra entre nos? Ja pensou a respeito?

    Beijao.

    ResponderExcluir
  6. Amigo completei 23 anos no dia 2 de maio, e passo por parte desse sentimento, até agora não conquistei nenhum patrimônio e nem um grande amor, eu estou disperso até nas minhas escritas, dúvidas ainda pululam na minha mente, dizer que tudo vai melhorar eu não posso, mas procure sentir os sabores dos próximos acontecimentos, tente distinguir cada detalhe pra atiçar seus sentidos, mesmo que algo chato ocorra absorva o que puder da situação, talvez você até utilize esse conhecimento pra uma outra ocasião ou pra ajudar alguém que passe por ela, a opção que nos resta é sermos pacientes até pra não perder a razão.

    Desculpa se viajei demais =] e que deu muita vontade de comentar.

    Um grande abraço e muita paz.

    ResponderExcluir
  7. Poxa filhote, será que somos mais próximos do que pensamos? As afinidades musicais bateram tanto e a forma como fomos apresentados a elas tão identicas......inclusive nos cantores. Meu pai tb moldou quase tudo em mim, o gosto pela leitura e escrita, a MPB principalmente Chico, minha irmã se chama Maria Carolina em homenagem a musica Carolina......
    Fico imaginando vc, curtindo sua inocente paixão platonica através da música e tb conseguir exorcizar seus demonios, nisso tb somos parecidos.
    Nostalgia....eu curto mais do que saudade. Na nostalgia eu revivo cada detalhe, tenho uma verdadeira catarse e me faz tão bem, talvez mais do que no momento em si. Talvez eu pense assim pela minha idade.
    Meu filhote, fico contente por vc tb estar bem, com seu blog a cada dia com mais seguidores.
    Mande sempre notícias.
    Da sua fã numero ummmmmmm
    Bjosssssssssss

    ResponderExcluir